Como e feita uma manutenção de elevador?

Como e feita uma manutenção de elevador?

novembro 4, 2019 0 Por admin

Em qualquer edifício comercial, o transporte vertical representa um importante investimento financeiro. Com um ativo tão valioso, é um bom negócio ter um programa bem definido para garantir a manutenção correta dos elevadores

Um elevador é um sistema extremamente complexo, com centenas de peças que devem ser mantidas. Uma função da manutenção é garantir a operação contínua, evitando desgaste e avarias excessivos na manutenção dos elevadores em sp. Em sistemas tão complexos quanto os modernos sistemas de elevadores em sp, um aspecto mais importante da manutenção é garantir que o equipamento continue a funcionar como foi originalmente projetado. Isso pode ser realizado apenas por técnicos qualificados e treinados, usando o equipamento e as ferramentas corretas.

Como é feita a manutenção em elevadores.

Os componentes de um sistema de elevador que exigem manutenção regular podem ser classificados por sua localização: na sala de máquinas, no poço ou no carro de elevador. As empresas contratadas para a realização desse serviço de manutenção de elevadores em sp, fazem uma análise de todos os itens dos elevadores, fazendo assim com que o elevador fique apto e seguro para as viagens do dia a dia.

Sala de máquinas do elevador

A sala de máquinas dos elevadores é o coração do sistema de elevadores em sp. Ele contém as máquinas de elevação do elevador, grupos geradores de motores ou fonte de alimentação de estado sólido e equipamentos de controle. 

O equipamento de controle é uma parte essencial do mecanismo operacional total que acelera, desacelera e nivela o carro em cada andar. A maior parte da manutenção de rotina ocorre na sala de máquinas. Isso inclui manutenção de rotina de motores, geradores, interruptores, contatos, freios e controles.

Poço do elevador.

O poço do elevador contém os trilhos de guia nos quais o carro do elevador e o contrapeso correm; as portas do corredor, cabides, fechaduras e mecanismos de operação, interruptores e outros dispositivos de operação e segurança; e espaço para cabos e outros equipamentos. 

Como é feita a manutenção em elevadores.

O equipamento dentro de elevadores que requer manutenção inclui amortecedores, ganchos e travas das portas do corredor, interruptores e dispositivos de segurança. 

A maior parte da manutenção desses componentes deve ser realizada dentro e fora do carro do elevador. O poço abriga o amortecedor do carro e os contrapesos, a polia do cabo e os dispositivos de tensionamento e os interruptores de limite. A parte superior do poço do elevador pode conter o mecanismo do regulador de velocidade excessiva e os interruptores de limite com espaço para a segurança do pessoal na parte superior da cabine dos elevadores em sp.

O poço é um local perigoso para se trabalhar. Por segurança, somente pessoal qualificado deve executar trabalhos de manutenção e reparo do elevador.

Carro do elevador

Com poucas exceções, os carros de elevador são estruturas resistentes ao fogo e bem ventiladas. Os requisitos de manutenção para carros de elevador incluem a manutenção de equipamentos operacionais de portas e equipamentos de ventilação na parte superior do carro e equipamentos de segurança na parte inferior. Este trabalho também deve ser realizado de dentro do poço.

Como é feita a manutenção em elevadores.

O piso em carros de elevador requer limpeza e serviço diários e deve ser substituído com mais frequência do que outros pisos, devido à quantidade de tráfego. Ao substituir o piso, use material antiderrapante e soluções não inflamáveis ​​para reformar ou limpar a cabine. O revestimento, juntamente com os acabamentos do interior do carro, geralmente é de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Lista de verificação de manutenção de rotina do elevador. Para manter a operação adequada do elevador, verifique e corrija:

  • Tempo de resposta
  • Tempo de viagem entre andares
  • Nivelamento
  • Operação da porta
  • Iniciando e Parando
  • Luzes de salão e de chamada e indicadores de piso

Para manter os sistemas de suporte do elevador, verifique e repare:

  • Iluminação e alarmes de emergência
  • Dispositivos de comunicação (por exemplo, interfones ou telefones)
  • Para manter a condição física de um elevador:

Manter a limpeza

  • Verifique e repare danos no interior
  • Verifique a sinalização e repare quando necessário
  • Revisões do sistema de elevador

A revisão periódica de um sistema de elevador é importante para verificar se o sistema está sendo mantido adequadamente e também para identificar componentes candidatos à modernização. A manutenção adequada por si só não é suficiente. As revisões do sistema do elevador podem ser conduzidas por pessoal interno ou por um profissional do elevador e devem ser realizadas com mais frequência do que manutenção ou inspeções. A lista de verificação a seguir descreve as áreas que devem ser verificadas durante a revisão do sistema de elevador

  • Operação: O serviço de elevador parece adequado para cargas diárias de tráfego de passageiros?
  • Satisfação do passageiro: as pessoas estão criticando o serviço de elevador? Eles se queixam de equipamentos de espera, aglomeração ou mau funcionamento?
  • Tempo médio de espera do elevador:

25 segundos ou menos = classificação excelente

26 a 30 segundos = boa classificação

31 a 35 segundos = classificação razoável

mais de 35 segundos = classificação ruim

  • Retornos de chamada de manutenção de elevador: Eles estão dentro do padrão da indústria de dois por elevador por ano?
  • Desempenho: A operação atual do elevador se compara às especificações de desempenho quando o equipamento era novo? Os inspetores de seguros, o empreiteiro de manutenção ou o governo recomendaram reparos ou ajustes?
Como é feita a manutenção em elevadores.
  • Recursos de segurança: A campainha de alarme de emergência e o interfone ou telefone estão funcionando? Se houver um sistema de iluminação de emergência, ele opera durante um desligamento simulado?
  • Luminárias: As luzes de chamada do corredor e do elevador e os indicadores de piso estão funcionando corretamente? As luzes do teto e os sistemas de ventilação estão funcionando?
  • Portas: nas paradas, as portas funcionam ruidosamente? Os passageiros batem nas portas?
  • Iniciando e parando: Os elevadores hesitam nos pisos por muito tempo depois que os botões são pressionados? Eles começam e param abruptamente ou desconfortavelmente?
  • Nivelamento: O carro fica nivelado com o piso em cada parada para que os passageiros não tropeçam?
  • Passeio: Você ouve guinchos e arranhões ou sente vibrações quando os elevadores estão funcionando? Eles se sentem desequilibrados?
  • Tempos de execução: os elevadores agrupados no mesmo banco parecem operar em velocidades diferentes durante execuções comparáveis?

Revisão de desempenho do elevador

O desempenho e a manutenção do elevador andam de mãos dadas. A manutenção ou o desempenho ruins são indicados pelo aumento do tempo de operação ou espera do elevador piso a piso. Periodicamente, o responsável deve cronometrar as funções do elevador e compará-las com as especificações do fabricante para avaliar o desempenho geral do sistema.

Verifique o desempenho do elevador andando nos elevadores. Concentre-se nos sons, fechando alternadamente os olhos e cobrindo os ouvidos para intensificar o que vê, ouve e sente. Ouça os comentários das pessoas que usam os elevadores.

As operações normalmente cronometradas e verificadas incluem o seguinte:

  • Tempo do chão ao chão: tempo necessário para fazer uma corrida de um andar. Medida a partir do momento em que as portas do poço começam a fechar em um andar até que estejam totalmente abertas no próximo andar.
  • Tempo de desempenho: medido desde o momento em que as portas começam a fechar em um andar até que estejam suficientemente abertas para permitir a troca de passageiros no próximo andar.
  • Hora de início do carro: medida desde o momento em que as portas começam a fechar até o elevador realmente se mover.
  • Tempo de freio a freio: medido desde o momento em que o carro arranca até parar em uma corrida de um andar.
  • Tempo de abertura da porta: medido desde o momento em que as portas começam a abrir até a abertura total.
  • Tempo de espera da porta: o período de tempo em que as portas permanecem totalmente abertas por chamada de carro ou de salão, sem serem afetadas pelos recursos de cancelamento.

A empresa contratada para a realização do serviço de manutenção em elevadores, realiza todos os serviços que listamos acima e com certeza o seu elevador vai ficar muito seguro e apto para todas as pessoas poderem frequentar e fazer a sua locomoção da melhor maneira possível com qualidade e segurança.