Norma de desempenho e vantagens da certificação ISSO e PBQP-H

Norma de desempenho e vantagens da certificação ISSO e PBQP-H

setembro 11, 2019 0 Por admin

É preciso seguir as regras de qualidade e execução da obra na hora de construir.

As normas de padrão de desempenho e qualidade foram criadas para que as construções obedecessem uma série de regras que levam a uma execução de obra mais adequada.

Como é possível verificar, a cada ano aumentam o número de imóveis à venda em Joinville que estão sendo entregues pelas incorporadoras. Para evitar acidentes na obra, erros na construção, e evitar prejuízos para os investidores as normas ISO e PBQP-H foram criadas.

As construtoras precisam seguir a risca essas normativas para terem os projetos aprovados, antes mesmo de iniciar a obra.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar as diferenças entre as certificaçÕes e suas funções.

O que são as certificações ISO e PBQP-H

certificação ISSO e PBQP-H

A padronização dos projetos começou a ser determinado em meados da década de 40, não só em solo brasileiro, como ao longo do mundo. A ideia é organizar e padronizar as rotinas que serão realizadas dentro de um canteiro de obras.

A International Organization for Standardization (ISO) nasceu em Genebra, na Suiiça, e redes 1946 se tornou o padrão de qualidade em todo o mundo. Os países se tornam adeptos das regras e seguem as estipulações, não somente no setor da construção civil, mas em inúmeros processos que a ISO regula.

Dentro das normativas que a ISO regulamenta os processos está inserida uma série denominada 9000. Nesse contexto está a ISO 9001, que é voltada diretamente para regulamentar os padrões de qualidade para diversas áreas.

O setor da construção civil está inserido nesse contexto, e segue as normativas para alcance da qualidade no canteiro de obras, desde a criação, execução e entrega final do projeto.

Nessa linha foi criado o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Esse é um padrão nacional que é bastante utilizado nas obras para atender as necessidades dos construtores, funcionários e a qualidade final da construção.

Qual a importância de seguir a ISO 9001

Qual a importância de seguir a ISO 9001

Em linhas gerais, essa normativa visa a busca constante por melhorias no exercício prático das atividades com o objetivo de atender as necessidades dos clientes, no caso da construção civil, dos empreendimentos.

A efetividade da ISO 9001 visa alcançar em todos os níveis de atividade o máximo de satisfação dos consumidores. É um padrão criado para atender as necessidades apuradas através de pesquisas de consumo.

A implantação de um sistema de gestão de qualidade tem como princípio alcançar a excelência em cada etapa do processo, fazendo com que o produto final atenda ao máximo todas as expectativas.

Confira alguns dos objetivos específicos que a ISO 9001 visa alcançar:

  • Relacionar os processos para obter uma visão geral da organização;
  • Proporcionar a contínua melhoria nos processos internos e externos da organização;
  • Mensurar e analisar a eficácia dos processos da organização;
  • Monitorar a relação com o cliente para medir o grau de satisfação do consumidor;

Em linhas gerais, a ISO 9001 busca fomentar a relação entre a organização e o cliente, otimizando os resultados satisfatórios durante o processo.

A implantação da cultura das normas de qualidade propicia uma mudança eficaz de comportamento dentro da organização que beneficia a todos os integrantes do processo.

A PBQP-H serve para que?

A PBQP-H serve para que

Com os resultados eficientes após a adoção da certificação dos resultados de qualidade, em 1996, durante a Conferência do Habitat, o Brasil decreta a criação do PBQP-H, através da Carta de Istambul.

Essa medida visa melhorar e organizar o setor da construção civil através das boas práticas em dois aspectos gerais: qualidade do habitat e a modernização da produtividade.

A partir daí o governo passou a ofertar a qualificação profissional para a mão de obra desse setor. Participam dessa especialização a mão de obra que atua diretamente para as construtoras e incorporadoras, mas também passaram a ofertar qualificação para os fornecedores e pessoas envolvidas na construção.

Uma maneira encontrada pelo Governo Federal para a adesão total dos envolvidos foi a dificuldade de liberação de crédito por parte das instituições financeiras para as empresas que não aderiram ao PBQP-H.

Por exemplo, dos apartamentos à venda em Joinville, a maioria das construtoras que estão envolvidas na obra receberam investimentos do bancos por aderirem ao programa.

Quais as semelhanças entre as certificações

Ambas são certificações de qualidade nos serviços prestados. Porém, a certificação em PBQP-H é necessária para as empresas que almejam atingir a ISO 9001.

As semelhanças se devem a recente criação da certificação nacional, que toma como base algumas prerrogativas da ISO 9001.

Listamos alguns objetivos comuns entre as certificações que permitem que as duas transitem na eficiência dos processos do setor:

  • Criar e cultivar a qualidade dentro da organização;
  • Seguem normativas criadas por padrões;
  • Padronizam os processos, principalmente os relacionados ao meio ambiente, para evitar falhas;
  • Satisfação no produtor final;
  • Buscam redução de custos atrelada a melhoria dos processos;
  • Objetivam o desenvolvimento sustentável;
  • Controlam e monitoram pontos específicos;
  • O padrão de qualidade é uma escolha da organização;

Quais as diferenças entre as certificações

As duas possuem objetivos parecidos, porém trabalham de maneira diferenciada e isolada. A ISO 9001 é uma certificação com padrão internacional.

Já a PBQP-H foi criada com base na ISO, mas atende as especificidades do mercado nacional, principalmente as normativas delegadas pelo Governo Federal.

Outro fator que diferencia as duas certificações é o órgão emissor, que não é o mesmo responsável pela avaliação dos padrões de qualidades impostos para adesão na certificação.

Nem todas as empreiteiras que constroem as casas à venda em Joinville, por exemplo, possuem a certificação ISO, mas em sua totalidade possuem a PBQP-H.

As certificações são interessantes para as empresas de todos setores produtivos. Mas para conseguir a adesão nesse processo de qualidade é preciso fazer mudanças radicais nos hábitos da organização.

Estou deste artigo sobre as certificações de qualidade? Então que tal compartilhar com os seus amigos esse post nas redes sociais para que todos saibam um pouco mais sobre esse assunto!