Caça Vazamento.

Caça Vazamento.

setembro 6, 2019 0 Por admin

Vazamento de gás é um grave problema, por isso deve ser corrigido o mais rápido possível. Esse tipo de  serviço de caça vazamento de gás pode ser mais simplificado se for em uma residência em botijões de 12 kg, se o vazamento de gás for em condomínios, o problema se torna ainda mais perigoso. 

O gás que que é usado na maioria dos imóveis pode causar muitos problemas, nos piores casos pode acontecer até uma explosão devido ao vazamento de gás.

Os principais riscos do vazamento de gás

O Gás liquefeito de petróleo (GLP), é o gás mais utilizado nas residências do nosso país, ele é mais chamado por ”gás de cozinha” ou somente “botijão de gás”. Na maioria dos imóveis é usado o botijão de 12 kg, ou em outros casos onde há mais demanda, são usados botijões maiores que chegam a 45 kg.

Se a instalação do sistema de gás for com botijões, o gás é transportado para o fogão ou forno, através de mangueiras que fazem parte do fogão, especiais para esse tipo de material. Já em prédios estabelecimentos comerciais, restaurantes ou maiores centros comerciais, o gás chega através de tubos de cobre, instalados  nesses tipos de imóveis.

Todos os tipos de sistemas que envolvem o abastecimento de gás é possível haver um vazamento, e como já falamos vazamentos de gás são muito perigosos

Uma curiosidade é que o gás GLP e o GN (Gás Natural) usado nos botijões não possuem cheiro? Na verdade, o cheiro de enxofre (bem parecido com ovo podre) é colocado artificialmente para alertar sobre um possível vazamento.

O maior risco no vazamento de gás é a explosão, acontece quando se cria um bolsão de gás, isto é, quando o gás vazou por muito tempo, qualquer pequena faísca  ou fonte de calor é capaz de criar uma explosão, o acender de uma lâmpada, ou ao ligar qualquer eletrodoméstico, consequentemente é capaz do gás entrar em combustão, ocorrendo a explosão.

Outro risco direto com o vazamento de gás é o envenenamento, apesar de não ser agressivo igual o gás carbônico ou o monóxido de carbono, o gás GLP também prejudica o sistema respiratório, se ficar exposto ao gás por longos períodos.

Os sintomas mais comuns ao inalar o gás por longos períodos são: náusea, vômitos, desorientação, irritação respiratória e em casos mais graves arritmia cardíaca e falha do sistema respiratório. Em caso de intoxicação por gás GLP corra diretamente ao seu médico para fazer o tratamento necessário.

Vazamento de gás: o que fazer

Por ser incolor e não fazer nenhum barulho, primeiro sinal de vazamento de gás será o cheiro. A primeira coisa a se fazer, principalmente se o ambiente estava fechado por muito tempo, é abrir todas as janelas e portas possíveis.

Hoje em dia existem empresas de caça vazamento de gás que oferecem esse serviço, trazendo muito mais facilidade e comodidade, para a resolução desse problema que é muito grave, uma dessas empresas é o Administrador Net, que alem do serviço de caça vazamento de gás oferece diversos outros serviços, alem de aluguel de diversos tipos de equipamentos para sua obra.

Bombeiro inspeciona o local atingido pela explosão do restaurante

O gás tem que circular e sair do ambiente, eliminando o risco de qualquer acidente ou explosão. Lembrando que você nunca deve acender a luz, ligar eletrodomésticos ou abrir qualquer tipo de chama. O acúmulo de gás é altamente explosivo, e qualquer uma dessas ações pode ser fatal.

Ao abrir todas as janelas e portas, o gás vai sair, é preciso também fechar a válvula do local onde está vazando o gás, nos botijões é a famosa torneira do gás, localizada logo acima do botijão.

Nos sistemas de tubulação de cobre, é preciso encontrar o registro geral do sistema no imóvel e desligá lo. Se não houver um registro  é necessário comunicar o administrador do imóvel para que ele faça o desligamento total do sistema, após fazer o desligamento o próximo passo é encontrar onde está o vazamento nesses tipos de sistemas de gás.

Como encontrar um vazamento de gás

A melhor maneira para encontrar o vazamento de gás em seu sistema é contratar uma empresa de caça vazamento de gás, essas empresas possuem profissionais altamente qualificados e experientes para a realização desse tipo de trabalho.

Mas se você preferir dar uma olhada antes a olho nu é essencial usar o método da esponja com água e sabão, e ir molhando os canos, onde houver os vazamentos vais er possível ver a espuma borbulhando. Ao encontrar o local, vede o vazamento com fita isolante, temporariamente. Este não é um procedimento que deve ser considerado um conserto definitivo. É apenas uma medida de segurança e de marcação.

Se você mesmo identificou o vazamento e não uma empresa especializada, agora vai ser preciso contratar os serviços de empresas que fazem os reparos necessários nesses tipos de encanamentos de cobre, pois esse procedimento não pode ser feito de forma amadora, devido ao risco que pode ocorrer com sistemas de gás, podendo danificar outros canos, piorando o vazamento de gás e consequentemente o risco.

Manualmente é muito difícil encontrar o vazamento com precisão, por isso o mais indicado é fazer a contratação de uma empresa de caça vazamentos, o mais próximo da sua localidade.

As empresas realizam  um teste de estanqueidade com ferramentas profissionais e precisas que apontam onde está o vazamento. Esses profissionais treinados podem fazer uma leitura das informações e garantir 100% de precisão.

Não corra risco algum, contrate uma empresa de caça vazamentos de gás e se livre dessa preocupação, que pode colocar em risco não só você, mas como todas as pessoas que frequentam o local.