Conheça as principais curiosidades sobre automatização de logística

Conheça as principais curiosidades sobre automatização de logística

agosto 29, 2019 0 Por admin

Automatização, em definição simples, é a redução da intervenção humana em aplicações, processos e maquinaria de uma organização. O benefício mais notável da automatização é a economia de mão-de-obra que uma empresa pode obter.

Além disso, a automatização prova economizar materiais e energia, além de melhorar a qualidade e a precisão dos processos de negócios. Esse princípio também permite que as empresas reduzam o tempo que gastam em tarefas manuais, pois a automatização pode cuidar delas com uma maior porcentagem de precisão e menos erros cometidos.

Em outras palavras, a automatização acelera os processos de negócios. Isso é basicamente falar de automatização em geral.

Mas, quando falamos em automatização de logística, estamos nos referindo a simplificar e automatizar os processos no setor, que podem incluir as seguintes tarefas: processamento de operações de frete, documentação, rastreamento e muito mais.

A automatização de logística já beneficiou muitos negócios. A seguir, confira as 6 curiosidades mais comuns sobre a automatização nesse setor.

1 – A automatização de logística ajuda na redução de erros

A automatização de logística oferece muita conveniência quando se trata de reduzir os erros que podem prejudicar os bolsos de uma empresa.

No setor de agenciamento de carga e logística, os erros na cadeia de suprimentos são, de certa forma, uma ocorrência comum; e esses erros podem aumentar os custos de envio.

Com a integração da automatização no setor, erros menores são cometidos. Algumas empresas de logística buscam ajuda em soluções de offshoring, como os serviços de entrada de dados da CargoWise, por exemplo, para garantir que os erros sejam filtrados antes para economizar custos.

2 – A automatização de logística possibilita a criação de taxas de frete em tempo real

A automatização deu a empresas transportadoras uma visibilidade clara das taxas de frete, bem como dos modos de transporte (automóveis, aviões, navios…) disponíveis.

Isso permite que os expedidores tomem decisões estratégicas sobre qual transportadora embarca a carga, o tempo de trânsito e a taxa.

Dessa forma, a economia pode ser previsível, permitindo, assim, que a empresa seja mais deliberada em relação a economias e escolhas.

3 – A automatização de logística melhora o atendimento ao cliente

Perder um cliente pode ser devastador para empresas de transporte, principalmente para aquelas que trabalham transportando objetos de alto valor, como veículos do tipo novo e seminovo. No entanto, as muitas maravilhas da automatização não são apenas aplicáveis ​​às tarefas de back office, mas também aos serviços de linha de frente.

Como a automatização permite taxas de frete em tempo real e a disponibilidade de vários modos de transporte, isso possibilita que os clientes vejam quanto custa o frete e o prazo de entrega por meio de notificação automática.

Por exemplo, suponhamos que você trabalhasse com o transporte de automóveis e, devido a uma greve de centenas de caminhoneiros, uma das suas cegonhas tivesse que ficar parada por dias no meio da estrada.

Nessa situação, para evitar que os donos dos carros ficassem ligando para você todos os dias preocupados com os seus veículos, você poderia automatizar esse processo de contato com o cliente possibilitando a eles o rastreamento em tempo real do caminhão-cegonha.

Outra ideia seria emitir alertas automáticos por SMS ou via What’s App com previsões atualizadas de quando os carros poderiam estar nas mãos de seus donos.

Curiosidade n◦ 4 – A automatização de logística permite acesso fácil e rápido a relatórios detalhados

Ter acesso a relatórios permite que as organizações verifiquem os dados e o fluxo do envio. Isso é facilitado ainda mais pela automatização.

Obter fatos e informações históricas também permite que as empresas monitorem o desempenho das operadoras, e isso permite que as empresas supervisionem o custo de produção e evitem decisões ruins no futuro.

5 – A automatização de logística favorece a escalabilidade

A automatização criou ferramentas poderosas para o setor de transportes. Ela alimentou muitos processos para acelerá-los e permitiu que os negócios se expandissem com muito menos problemas.

No entanto, algumas empresas optariam por não abandonar os antigos hábitos, como, por exemplo, para alguns que evitavam a terceirização de soluções de entrada de dados de back office, o que depende operacionalmente do avanço tecnológico.

Isso porque eles vêm implementando soluções antigas que foram adaptadas às necessidades da empresa e optariam por mantê-las dessa maneira. Algumas organizações também estão usando ações híbridas, integrando os seus processos atuais com a automatização.

6 – A automatização de logística pode substituir pessoas por robôs no futuro

Diversos estudos recentes sugerem que quase metade de todos os empregos é suscetível à automatização nos próximos vinte anos. Robôs e inteligência artificial estão posicionados para deslocar empregos em vários setores, e o setor de logística é altamente vulnerável à perda de postos de trabalho.

Recentemente, notáveis ​​líderes de tecnologia fizeram declarações sobre como lidar com a automatização. Bill Gates defendeu um imposto sobre robôs para reconquistar o dinheiro que os trabalhadores substituídos teriam pago como imposto de renda.

Elon Musk defendeu uma renda básica universal, onde cada cidadão recebe uma quantia padrão de dinheiro a cada mês para cobrir as suas despesas básicas. Outros recomendaram o uso do dinheiro do contribuinte e/ou da empresa para financiar o treinamento de novos empregos de engenharia.

“Precisamos estar dispostos a elevar o nível de impostos e até a diminuir a velocidade” da automatização, argumenta Gates. Isso porque os casos de tecnologia e negócios para a substituição de humanos em uma ampla gama de empregos estão chegando simultaneamente, e é importante conseguir gerenciar essa mudança.

Conclusão

Não há dúvida de que a indústria de logística está em meio a uma revolução, já que a convergência de compras on-line, robôs, inteligência artificial e veículos autônomos (que estão surgindo até no mercado de veículos do tipo seminovo) está trazendo avanços tecnológicos transformadores.

A automatização de logística, portanto, tem muito a oferecer e, uma vez usada ​​e executada adequadamente, as organizações certamente ganharão mais e crescerão. Existem apenas duas maneiras pelas quais as empresas irão – à automatização, que está à frente; ou permanecerão onde estão e serão deixadas para trás.

Compartilhe o post nas redes sociais e divulgue a outras pessoas mais informações sobre esse processo que certamente veio para ficar.